Skip to main content

Como se sabe, a penhora bacenjud é uma sombra que persegue aqueles contribuintes que possuem execuções fiscais municipais, estaduais ou federais, sem qualquer garantia ou pagamento do débito exequendo.

Sem tempo para ler agora?

Receba nosso conteúdo no conforto do seu e-mail, e leia quando você estiver afim.

Na maioria das vezes o contribuinte é pego de surpresa e, em determinado momento se depara com o bloqueio em sua conta bancária que persiste por 24 horas. Ou seja, tudo que “entra” na conta bancária do contribuinte naquele período é penhorado para garantir a satisfação da execução fiscal.

A Campos & Barros obteve decisão favorável para desbloquear um valor penhorado via Bacenjud de um cliente que possui seu crédito tributário de ICMS suspenso por decisão proferida na ação anulatória que discute a inconstitucionalidade de juros acima da SELIC.

O bloqueio das contas da empresa foi realizado em uma ação de Execução Fiscal que visa a cobrança de supostos débitos de ICMS.

Ocorre que na data do bloqueio já havia sido proferida decisão na ação anulatória deferindo o pedido de suspensão da exigibilidade de todo crédito tributário de ICMS de responsabilidade daquele contribuinte, nos termos do artigo 151, V, do Código Tributário Nacional.

Por esta razão, a Fazenda do Estado não poderia realizar qualquer ato de restrição, seja penhora de contas bancárias, faturamento, investimentos ou penhora de bens em nome do contribuinte, pois o débito não estava exigível.

Assim, a penhora sequer deveria ter sido ordenada, o que culminou no reconhecimento da nulidade do Bacenjud e liberação da quantia bloqueada as contas da empresa contribuinte.

Foi uma vitória, pois, não foi preciso que o contribuinte garantisse a execução fiscal para liberação dos valores. Deste modo, a Campos & Barros recomenda que o contribuinte esteja sempre assessorado por profissionais especializados para a análise da validade da penhora em processos de Execução Fiscal que em muitas vezes violam direitos do contribuinte.

Dra. Bárbara Andreotti Cardoso

[email protected] |

Advogada Especialista em Direito Tributário.

Um comentário

Leave a Reply

Close Menu
EN PT

Campinas/SP
Telefone: 55 19 3262-0911
[email protected]